Rega para pequenas áreas sem ligação disponível à rede

Chegou o verão, calor, férias – mas quem vai regar as plantas? Cá vai uma solução para quando ninguém se disponibiliza para regar as nossas plantas. A ideia é colocar um depósito com uma mini rede de rega automática, mas a maior parte dos controladores de rega automática obrigam a que haja um ponto de água de rede com pressão e não podem ser ligados a um simples depósito. Felizmente também há controladores de rega especiais, e entretanto menos caros, que abrem e fecham a água mesmo se esta não tiver pressão, ou seja, vier de um depósito.
Neste exemplo, para depósito uso um bidão de 10 litros que continha detergente (bem lavado, claro). Tem que ser feita uma abertura maior do que a existente neste caso para que consiga passar a mão e fazer a ligação do tubo na parte inferior. A entrada de água tem que ter uma rede para a água se manter limpa. Neste caso aproveitei um pequeno coador. Seria melhor o depósito não ser transparente, para não criar algas, mas este era o que tinha à mão. Na parte inferior é preciso fazer uma abertura para conseguir passar o “canhão Depósito Macho-Fêmea” (comprado em loja de canalização) que permite ligar uma mangueira ou, como neste caso, diretamente o controlador de rega. Depois, à saída do controlador de rega, passei logo para o tubo de rega de 16mm. Aqui, o tubo vai ter a um canteiro elevado, um dos meus canteiros com compostador integrado (veja mais em microjardinagem.pt). Na floreira o tubo bifurca tem gotejadores de 20 em 20 cm, 8 no total.
A quantidade de água não é muita, mas 10 litros permitem-me regar cerca de 3 vezes 3 litros (375ml ou seja mais do que uma cerveja média por gotejador em cada rega), de 24 em 24 horas. Chega para poder passar um fim de semana prolongado sem me preocupar com a rega. E regar a partir de um depósito tem muitas outras vantagens: facilita o aproveitamento de água da chuva, a água está à temperatura ambiente e regula melhor as quantidades. Nas fotos também podem ver os acessórios necessários e as ferramentas usadas. A tesoura é para cortar o tubo 16mm e uma fonte de calor facilita o enfiamento nas conexões. O berbequim é para fazer o furo para colocar a saída do depósito. Para qualquer questão estou disponível pelo email info@microjardinagem.pt . Obrigado pelo interesse em jardinar de forma sustentável.

Leave a Comment